Uma pequena empresa pode ser um grande negócio!


Muitos sonham em ter um negócio próprio, mas não sabem por onde começar ou têm medo de arriscar. Outros já iniciaram, mas precisam retomar o gás para continuar crescendo e não se deixar abater pelas dificuldades que naturalmente surgem pelo caminho. Afinal, para ser seu próprio patrão é preciso coragem e obstinação. O mundo do empreendedorismo exige que se tenha sangue frio na tomada de decisões e é implacável com aqueles que não planejam direito.


Uma coisa é certa: toda empresa que hoje é grande já foi pequena um dia. E o começo quase sempre é o mais difícil. Muitos são seduzidos pelas promessas de autonomia, mas se perdem por não saber como administrar seu próprio negócio. Já outros se dão bem e exibem um crescimento meteórico. Quais são as posturas que distinguem um exemplo do outro? O que têm em comum aqueles que conquistam o sucesso? Até pouco tempo atrás se pensava que o empreendedor já nascia empreendedor, mas hoje se sabe que ser empreendedor é uma construção fruto de um conjunto de experiências bem analisadas.

Não é possível oferecer uma única resposta certeira, que seja capaz de sanar todas as dúvidas, mas reunimos nesse post uma série de informações que ajudarão você a programar seu caminho em busca do sucesso no concorrido mundo do empreendedorismo. Confira as dicas:

PLANEJE

Nenhum grande negócio surge da noite para o dia. Tenha um planejamento bem estruturado, metas claras e saiba onde quer chegar. Tendo essa noção as chances de vencer a insegurança e ser bem-sucedido aumentam muito. Existem muitos casos de estabelecimentos que fecham as portas pouco tempo depois de abrir e deixam como legado um bando de dívidas. Na maioria das vezes isso acontece por não se ter uma clareza real da situação, coisa que um planejamento bem feito poderia resolver.

ARRISQUE-SE

Arriscar-se é parte fundamental no ato de empreender. No entanto, é preciso que se faça uma distinção entre correr risco e correr perigo. O primeiro é um risco calculado e o segundo é uma inconsequência fruto da desinformação. Munido das informações corretas o empreendedor fica apto a tomar decisões de risco calculado.

DEFINA A SUA MARCA

Escolha um nome para o seu negócio, crie sua marca, o design do seu logo e estabeleça a identidade visual que você deseja. Com isso você conseguirá fixar melhor seu nome junto aos seus clientes.

SAIBA QUAL O SEU DIFERENCIAL

Estude o mercado, saiba quais são os principais concorrentes e, principalmente, descubra quais são os diferenciais que você oferece. São eles que conquistarão a clientela que você precisa para alavancar seus resultados. Procure destacar-se em relação à concorrência, ponha-se em um lugar de destaque e os clientes também o farão.

INVISTA NAS REDES SOCIAIS

Hoje em dia já não é mais possível ter um negócio que seja apenas offline. Se algo não está na internet é como se ele não existisse de verdade no mundo físico. Portanto, tenha um site onde o cliente possa consultar informações claras e de fácil entendimento e tenha também perfis profissionais nas redes sociais mais usadas, como Facebook e Instagram. Essas redes tornam-se importantes canais de relacionamento com os clientes. Outra dica importante: uma vez estabelecido esse canal passe uma imagem de profissionalismo e nunca deixe o cliente sem resposta, inclusive procure respondê-lo rapidamente. Lembre-se que agilidade na internet é tudo.

HOME OFFICE

Se for possível, no início trabalhe de casa. Aposte em um home office prático, funcional e aconchegante e reduza custos com aluguel de salas.

CONTROLE AS FINANÇAS

Cuide dos assuntos financeiros desde a contabilidade e impostos até a elaboração de um plano de pagamento para seus clientes. Seja sempre honesto, não procure atalhos e tente manter uma coerência com seus gastos, tanto pessoais quanto profissionais. Se puder, contrate um contador para ajudar nesse controle.

INVISTA NOS CONTATOS PESSOAIS

Esse é o famoso network. Reative seus contatos, apresente seu trabalho, não tenha medo de se expor e deixe a timidez de lado. Participe de eventos na sua área, de workshop, de seminários e faça com que os participantes conheçam seu trabalho. Quanto mais pessoas conhecerem maiores serão as suas chances de aumentar a gama de clientes.

PEÇA FEEDBACKS SINCEROS

Escolha pessoas em quem você confia e peça opiniões sinceras. É importante ter humildade para aceitar os feedbacks, que podem não ser 100% positivos. Avalie criticamente cada opinião recebida e, se você achar que são válidas, tente melhorar nos aspectos sugeridos.

SEJA PERSISTENTE

O sucesso dificilmente é alcançado sem persistência e obstinação. Não desista no primeiro “não” e entenda que se você cair terá que aprender a levantar. Geralmente é isso que distingue os vencedores. Se você sabe o que quer, vá em frente, mesmo que todos digam o contrário.

#pequenasempresas #grandesnegocios

RK COMUNICAÇÃO

COMPRA SEGURA

Ambiente 100% seguro

QSD 21 LOTE 22 - BRASÍLIA/DF CEP 72020210

© 2019 by RK Estratégia Digital. Todos os direitos Reservados CNPJ: 21.761.878/0001-10

os preços exibidos não incluem possíveis taxas que podem ser cobradas por empresas de cartão de crédito ou entidades bancários, por exemplo no caso de pagamentos em parcelas.